Apesar de me chamar só Samuel, na minha família tem alguns tios com nomes compostos que sempre chamaram a atenção. São combinações reais de nomes comuns, mas que juntos, soam um pouco inusitados.
Desde criança, isso sempre foi motivo de risadas entre a gente, sempre com bom humor e sem ofensas ou tretas.
Quando entrei na faculdade, no final dos anos 2000, comecei a conhecer outras pessoas com nomes compostos desse tipo e resolvi anotar em uma lista. Naquela época, era difícil manter a lista atualizada, e ela acabou se perdendo.
Uma década depois, com internet e smartphone a todo momento, resolvi recomeçar a lista. Aos poucos o que era uma brincadeira minha, voltou a ser uma diversão em família como na infância. Esposa, irmão, primos e tia contribuem frequentemente para uma lista que hoje soma quase 300 nomes!
Nunca incluímos nomes completos ou de onde conhecemos a pessoa. A ideia nunca foi identificar ninguém, mas sim se divertir com essas combinações curiosas.
Foi daí que surgiu este jogo: uma batalha de nomes compostos inusitados, mas formados por nomes comuns. A cada rodada, aparecem nomes aleatórios e você escolhe o seu favorito, depois pode olhar o ranking. Um passatempo simples, leve e feito pra rir, como sempre foi lá em casa.
O objetivo dessa brincadeira é que as pessoas que me ajudam a manter essa lista possam se divertir com ela. E, de quebra, outras pessoas também possam.